sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

irmãos campana_domotex






os irmãos campana estão por toda parte!
qualquer revista que você abrir de comportamento, moda, turismo ou decoração na europa você vai encontra-los... ou com projetos de design de interiores, de móveis, de sandália, de bolsa...

acabo de trombar com um desenho deles chamado CIRCUS exposto na feira domotex em hannover concorrendo na premiação carpete design awards. eles não ganharam o primeiro lugar, mas ficaram entre os 3 melhores da categoria best innovation. o mesmo tapete estampou a capa da melhor revista sobre tapetes contemporâneos chamada cover no final de 2010. ele é pouquíssimo prático, mas divertido e diferente. não funciona pra colocar no chão de forma alguma porque você pode tropeçar, a cadeira vai ficar torta, etc. mas é uma bela peça pra colecionar, colocar na parede ou utilizar como uma escultura, sem fazer parte dum layout de interiores convencional e cotidiano.

nesta mesma linha, os irmãos possuem também outros objetos, como é o caso da cadeira MULTIDÃO. ela é super interessante e também utiliza os bonecos de pano da cidade de esmeralda no nordeste brasileiro. lançada em 2002, tinha uma proposta de representar os milhões de nordestinos que hoje vivem em sp.


estes caras são realmente bons e deixam os tradicionalistas, que dizem que eles são artistas e não designers, sem palavras ou enfurecidos. não desenham para produzir em série, esta conversinha ultrapassada de quem diz que design tem que ser industrial e pronto! os campanas explodem os limites da arte, do design industrial, de produto, de interiores, artesanal e produzem em diversas instâncias. pra quem fica defendendo e protegendo uma profissão específica (reserva de mercado), eles são realmente um exemplo ameaçador. cada dia mais o universo do design se faz livre e poroso. aí está um fator positivo. eu gosto muito desta ausência de limites e fico pensando que, às vezes quando não se conhece bem a área na qual você começa um processo de criação, é exatamente a hora que se inova.

Um comentário:

  1. Esse poltrona é uma releitura de uma antiga deles, né? e btw.. ficou melhor assim =)

    ResponderExcluir