terça-feira, 4 de janeiro de 2011

domotex e contractworld 2011



como desenho tapetes para a loja marie camille desde 1996, durante anos venho frequentando as feiras de tapete na alemanha. estas visistas fazem parte da pesquisa que fazemos anualmente dentro do processo de criação das coleções que criamos. ao todo já realizamos mais de 10 coleções de desenhos contemporâneos com tapetes confeccionados na índia e no nepal. normalmente desenhamos no brasil, enviamos os desenhos para os agenciadores que contratam os produtores de tapete nestes locais. uma vez por ano, viajamos para verificar a produção e aproveitamos para visitar as melhores feiras de tecido, tapete e design da alemanha (que no meu entender são as melhores do mundo). a feira domotex em hannover acontece junto ao contractworld, que é um congresso muito bom de arquitetura e design de interiores. no ano passado tive a oportunidade de assistir a uma palestra emocionante do arquiteto japonês shigeru bahn e diversas outras apresentações de escritórios europeus já consolidados, além de apresentações de portifólio de outros escritórios que apenas estão começando seus trabalhos. como sempre, fica evidente o quanto a arquitetura e o design estão em fase avançada na europa e, particularmente na alemanha, assim como na holanda e na inglaterra. as investigações tecnológicas e de materiais são prioridade. diferente do design italiano e espanhol, o design destes países valoriza a sustentabilidade e o uso cotidiano, ao invés da estética quase que pura... o que convenciono chamar ironicamente de desenhite!

estarei nesta feira entre o dia 14 e o dia 18 de janeiro e postarei as coisas mais interessantes. no ano passado participei da entrega dos prêmios e anunciei os vencedores quase em tempo real...

mas o que é sempre maravilhoso na domotex é poder presenciar as inovações que o maior designer de tapete atual Jan Kath desenvolve com pesquisas experimentais. venho acompanhando o trabalho dele desde seu início na domotex. aqui uma matéria sobre a sua produção, que mostra exatamente a mesma técnica com que produzimos nossas coleções no nepal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário