segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

dicas_rio de janeiro










como o rio tá quase sempre muito quente, se você quiser começar o dia com o pé direito, vá tomar café da manhã no instituto moreira salles. além do prazer de estar num ambiente com ar condicionado a todo vapor, você pode também pedir um espumante gelado pra acompanhar pães quentinhos, ovos mexidos, sucos naturais, geléias frescas...
é claro que antes de ir, o ideal seria assistir ao melhor documentário nacional: SANTIAGO, filme sobre o mordomo que viveu na casa com a família durante muitos anos.
depois de tomar café, você pode visitar as exposições e os jardins (burle marx, é claro) da bela casa modernista, com direito a pontes sobre um bucólico riacho.
vale também observar com atenção detalhes arquitetônicos preciosos como o cobogó gigante da varanda frontal, as portas com treliças sortidas, os inúmeros brises horizontais e verticais, os cobogós no interior da casa (que tomam o mesmo acabamento das alvenarias), o impressionante piso desenhado em pastilhas de vidro da copa...



o venga é um bar de tapas delicioso. ótimo pra qualquer hora do dia...
pequeno. confortável. comida boa. a melhor sangria que já tomei no brasil. atendimento cordial. gente bonita. preço honesto. design de interiores simples, mas muito legal... adorei o detalhe da argolha de cobre em volta das lâmpadas.
taí! escolhido meu point no rio.



prum programa mais trash, a dica é tomar chopp no adega pérola. localizado em copacabana, em frente ao antigo teatro opinião, região da boca do lixo carioca (próximo à ladeira dos tabajaras), o buteco oferece uma vasta opção de tiragostos que ficam expostos numa vitrine gigante. apesar de super detonado, o espaço é bastante inusitado. mesas para seis pessoas são enfileiradas da porta aos fundos e costuma ficar cheio mais no fim da tarde. se você for em horário comercial, vale visitar os antiquários e brechós da galeria do edifício em frente.



como eu detesto calor e praia antes das 17, um programa ideal é ir para o bar d'hotel e pedir uma mesa colada na janela. daí você tem a vista do mar e o ar condicionado do bar. os drinks são ótimos e os petiscos também. tudo é bastante caro (óbvio), mas garante a união do conforto térmico com uma bela vista. este bar/restaurante foi o primeiro do rio a criar uma decoração moderninha. com elementos interessantes comprados em brechós(sofás, espelhos e poltronas). hoje, infelizmente, ele é totamente decadente, cheio de gambiarras aparentes, tecidos velhos nas lumninárias, pinturas horríveis e totalmente jecas nas paredes.
mas, enfim, pra quem pode ficar olhando pela janela, tá tudo certo!

Um comentário:

  1. Vc adora um ar condicionado, hein?
    Que delicia deste lugares, deu saudade. Fui muito aí tbm.
    Uma dica bacana p/ fechar a noite é o Bar do Lamas (Botafogo), loucooooooooooo.
    Bjs.

    ResponderExcluir